Aguardando exame de mérito

poradmin

Aguardando exame de mérito

Quando um processo está com a situação aguardando exame de mérito isso significa que o INPI ainda não avaliou se esse processo tem condições de obter o registro.

Em muitos casos a análise ainda irá demorar muito, pois um processo normal está demorando mais de 2 anos para ser analisado pelos técnicos do INPI, enquanto um processo com oposições (uma ou mais) tem o acréscimo de pelo menos mais 2 anos à esse prazo médio.

CONCLUSÃO

Via de regra, se seu processo está “aguardando exame de mérito” você não precisa se preocupar, tudo que poderia (ou deveria) ser feito, já foi (ou não, nesse caso já é tarde demais) e agora só resta aguardar a decisão do INPI.

Sobre o Autor

admin administrator

6 Comentários até agora

ALAN ALVES DA SILVAPostado em11:34 am - jul 31, 2020

Olá, tudo bem?

Tenho um registro exatamente nessa fase ” Aguardando exame de mérito” porém uma empresa entrou com oposição após a data. Preciso contestar ou o INPI entende que a empresa protocolou o pedido após o período de 60 dias?

    adminPostado em5:43 pm - ago 15, 2020

    Alan,

    Provavelmente você está contando o prazo da data do seu protocolo, mas o prazo conta a partir da PUBLICAÇÃO do seu pedido, não tem como fazer oposição depois do prazo, o INPI daria um despacho considerando o procedimento nulo, então você tem que fazer a defesa sim.

    Atenciosamente,

    Rudinei Modezejewski

      Thiago SouzaPostado em8:09 pm - out 29, 2020

      Olá Rudinei!
      Assim como no caso acima, aparentemente também estou passando por isso. A publicação do meu pedido na RPI aconteceu em 25/08, sendo 24/10 a data em que completa-se 60 dias. No campo “Petições” consta uma oposição de 26/10, porém sem pedido publicado ainda. O status é “Aguardando exame de mérito”. Segundo o que você informou, não é possível fazer oposição depois do prazo. O que pode ter acontecido no meu caso?

      Obrigado!

        adminPostado em4:39 pm - nov 2, 2020

        Thiago,

        A data de 24/10 é um sábado, portanto o prazo pula, por lei, para o primeiro dia útil seguinte, 26/10, então prepare-se, você recebeu uma oposição e deverá fazer a MANIFESTAÇÃO.

        Atenciosamente,

        Rudinei Modezejewski

João Gabriel LameuPostado em8:44 am - set 24, 2020

Bom dia
Qual o prazo médio para o exame de mérito?
Abraço

    adminPostado em4:42 pm - nov 2, 2020

    João,

    O INPI não tem prazo para fazer nada, mas ATUALMENTE os processos tem demorado de 7 a 10 meses (a contar do protocolo).

    Atenciosamente,

    Rudinei Modezejewski

Deixe uma resposta