É só mudar uma letrinha e pronto!

É só mudar uma letrinha e pronto!

Uma das maiores BOBAGENS que eu tenho ouvido ao longo dos anos em que trabalho com registro de marcas é:

– Registrar é bobagem,  se alguém quiser copiar é só mudar uma letrinha e pronto!

Essa “lenda” é de uma ESTUPIDEZ tão grande que poderia ser parte de um quadro humorístico, talvez daí tivesse alguma graça… Então vamos esclarecer as coisas:

– Marca FORTE é aquela que, pela suas características fonéticas e/ou visuais é dotada de grande EXCLUSIVIDADE, tornando a concorrência parasitária praticamente impossível;

– Marca FRACA é aquela que, pelas mesmas características, permite concorrência parasitária.

Quer uma “tradução”? Vamos lá:

Coca-Cola é uma marca fraca, pelo menos em parte.

Ficou surpreso? Então pense comigo:

–  Quantos refrigeirantes existem só no Brasil com a expressão “cola”?

Fiz uma rápida pesquisa no INPI e apareceram 745 processos com a palavra “cola”, claro que muitos deles são da Coca-Cola, mas que tal uma McCola?

Sim, o McDonald´s tem um registro dessa marca, provavelmente uma garantia para o caso da Coca-Cola apertar o calo deles, daí colocam a McCola no mercado… Veja outras marcas que têm REGISTRO:

  • MAX-COLA     Marca Registrada     BEBIDAS MAX WILHELM LTDA
  • CITRUS-COLA     Marca Registrada  TASTY AROMAS E SABORES LTDA
  • MCCOLA     Marca Registrada     McDONALD’S INTERNATIONAL PROPERTY COMPANY, LTD.
  • TROPI COLA     Marca Registrada     CERVEJARIA MALTA LTDA
  • AFRI-COLA     Marca Registrada     ACB MARKEN GMBH
  • ITU-COLA     Marca Registrada     PRIMO SCHINCARIOL IND. DE CERVEJAS E REFRIGERANTES S/A
  • TRI-COLA     Marca Registrada     IRMAOS PARAZZI LIMITADA
  • ROYAL COLA     Marca Registrada     COTT BEVERAGES INC.
  • BRAHMA COLA     Marca Registrada     COMPANHIA CERVEJARIA BRAHMA
  • MATE COLA     Marca Registrada     INDUSTRIA E COMERCIO MATE COLA LTDA

Veja algumas marcas que foram extintas por falta de renovação (*):

  • FRUTICOLA     Marca Arquivada     Extinto
  • CAFE-COLA     Marca Arquivada     Extinto
  • RIO COLA     Marca Arquivada     Extinto
  • KEEP COLA     Marca Arquivada     Extinto

* Não estou garantindo que elas estão livres, teria que ser feito um outro tipo de pesquisa para se ter certeza da viabilidade, mas essas marcas já estiveram registradas, portanto, o INPI considerou que não conflitavam com a Coca-Cola.

E porque isso acontece????

Porque  são nomes dados para refrigeirantes à base de cola, portanto, COLA é um ingrediente necessário e comum neste segmento, daí a marca fica enfraquecida.

Querem um exemplo bem fraquinho?  Big Cola.

Big é grande, Cola é ingrediente, então que raio de exclusividade você queria que essa marca tivesse??? Nenhum, é óbvio. Então, como todos os elementos da marca são fracos e sem exclusividade, podemos ter várias “Big-Cola” registradas em nome de empresas diferentes.

Agora, também é muita estupidez imaginar que seria possível registrar uma “Koka-Cola” porque nesse caso há uma colidência fonética direta, mas qualquer outra coisa (ainda não registrada) + “cola” é possível sim.

Agora vamos falar de marcas FORTES.

Você consegue imaginar a possibilidade de concorrência parasitária (no mesmo segmento) com a marca Google? Yahoo? Twitter?

Agora vamos nos concentrar nas marcas mais populares dessa pequena lista:

Google – a força da marca Google é tanta que originou o verbo “googlar”…

– Fulano, pesquisa aí “tal coisa”!

– Já estou “googlando”!

E o Twitter?  Você já fez algum tweet hoje? Re-tweet?

Quer um exemplo nacional? Um exemplo de marca com características VISUAIS que a tornam única? A marca criada pela Tatil para as Olimpíadas de 2016.

Marcas FORTES  não permitem que você mude uma “letrinha” e tudo bem… só as marcas fracas permitem isso.  Marcas fortes são forjadas em aço, como as melhores espadas.

São inconfundíveis e inimitáveis.

Marcas (muito) fracas podem ser copiadas integralmente, não precisa mudar nenhuma letrinha, mas se tentar algo assim com uma marca forte, prepare-se para chuvas e trovoadas, processos, indenização, etc.

Usem esses exemplos na hora de vender para seus clientes o trabalho de “naming” que é uma arte, uma mistura de ciencias ocultas, sorte, muito conhecimento técnico e vastos conhecimentos gerais (história, artes, cinema, etc.). É a arte de se criar uma marca (nome) e administrar isso.

Pequenas Empresas (PME´s) podem (e devem) ter marcas FORTES. A Força a que me refiro neste artigo não está relacionada com a capacidade financeira mas sim com a CRIATIVIDADE.

Agora eu vou tomar uma McCola, tchau!

17 comentários sobre “É só mudar uma letrinha e pronto!

  1. Olá
    Por Gentileza como faço pra registrar uma marca de bebida, mesmo não trabalhando absolutamente nada nesse ramo?
    Grato

    1. Miguel,

      A legislação vigente exige que você exerça licitamente a atividade para a qual solicitou o registro de marca, ou seja, se você não atua no segmento não pode obter o registro de uma marca nesta área.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  2. Se uma empresa copiar minha marca registrada e tirar apenas um s do final, mas deixar exatamente o mesmo nome com a mesma pronúncia fonética, eu posso solicitar que parem de usar minha marca?

    1. Rafaela,

      Precisaríamos ver o caso concreto, se a marca é exclusiva ou não, se há algum outro elemento copiado, se é o mesmo segmento (classe no INPI), etc… Se quiser entre em contato pelo formulário de contato informando o número do seu processo e os dados da outra marca, se tem site, redes sociais, etc… para que possamos verificar.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  3. Se a marca que escolhi ja existe com o mesmo segmento, exemplo, area da educação… eu posso acrescentar uma letra caso ela ainda esteja registrada ou é bobagem… será indeferida??

  4. Acho que não fui clara no comentário anterior….. vamos lá….. eu quero registrar uma marca para o nome de uma escola mas verifiquei no inpi que ja existe uma escola com esse nome….. eu posso acrescentar uma letra ao nome ja registrado para que fique um pouco diferente? ou mesmo acrescentando a letra por se tratar de escola sera indeferido??

    1. Andreia,

      Você leu o post?

      A expressão: “Leia A-TEN-TA-MEN-TE as questões…” lhe é familiar?

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  5. Olá, mês passado comprei um negócio (06/2018), hoje fui dar inicio ao registro da marca no INPI pois antigo dono não havia registrado. Na consulta verifiquei que existe uma outra empresa com parte do nome igual e no mesmo seguimento (NCL), o negócio que comprei existe desde 01/2014, há como comprovar por postagens e criação da página do facebook, pesquisei essa empresa que já está registrada e a mesma não existe no Brasil e o pedido de entrada foi em 06/2014, após a criação da minha. Dessa forma, posso fazer o registro da minha marca? Ou seria apenas gasto de dinheiro e tempo?

    1. Danielle,

      A precedência de uso qualifica sua empresa para tentar reverter a situação alegando ser USUÁRIO ANTERIOR da marca, mas é necessário juntar todas as provas e definir uma estratégia para isso e, também é necessário verificar se há algum prazo legal aberto, ou seja, precisa ser feito um trabalho minucioso de análise para verificar as reais chances de sucesso ou se sua empresa PRECISA MUDAR DE MARCA COM URGÊNCIA.

      Se quiser me envie os dados por e-mail que dou uma olhada inicial.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  6. Boa tarde Sr. Rudinei, uma prima minha abriu sua loja com nome fantasia Stilo Ótica, no entanto, posteriormente, encontrou uma outra loja na nossa cidade com o nome fantasia Styllo Foto E Optica, a área de atuação da loja Styllo é atividades de produção de fotografias, tendo como atividade secundária a de comércio varejista de artigos de óptica, enquanto da minha prima, a sua área de atuação é de comércio varejista de artigos de óptica. Estou tentando verificar no INPI se encontro o registro da marca, mas se não houver ela pode manter o nome e fazer o registro, correto? Desde já agradeço!

  7. Fiz o pedido da minha marca CRUCIAL ROUPA DE RUA, não foi aceito , sendo que tem uma marca com esse nome e no ramo de roupas com esse nome.
    Quero saber se posso ter êxito mudando para CRUXIAL , CRUZXIAL, ou o Símbolo de ( . ), Assim (. CRUCIAL ) minha marca e mista figurativa e nominativa, e um C com uma cruz no meio do C……a outra marca não possui logotipo……
    O que voces me aconselha, sendo que esse ano minha marca completa 10 anos.

  8. Eu abri um site agora em 2019, para vender roupas, perfumes, relógios, celulares, e fui Registrar minha marca, que se chama AMERICAN UNIVERSE, porém existe a AMERICAN AIRLINES que é uma empresa de avião e passagens aéreas, e ela é registrada também no mesmo seguimento que coloquei (NCL -35), será que meu pedido pode ser indeferido????

    1. Everton,

      Se você já iniciou o processo nem tem muito o que fazer, caso queira um diagóstico peço que entre em contato pelo formulário no site ou por e-mail, ok?

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  9. Olá! Boa noite! Tenho uma dúvida! Minha marca e registrada, trabalho no ramo de semi joias, uma concorrente abriu uma loja no mesmo seguimento com o nome muito parecido com o meu utilizando a mesma letra e cor da minha marca, posso tentar retirar o nome da minha concorrente?! Grata

    1. Talita,

      Sem ver os detalhes, o seu registro, ambos os logotipos, etc… eu só conto com as informações que você forneceu, então estamos falando de uma situação HIPOTÉTICA, ok?

      Sim, você pode impedir o uso e, dependendo de outros detalhes que eu precisaria analisar, pode ser INDENIZADA pelo uso não autorizado.

      Mas, como eu disse, precisaríamos de mais detalhes.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.