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WTF é “Marca Tridimensional”?

Eu já estava pensando em explicar os tipos de marcas, mas com o buzz em torno da marca Rio 2016 resolvi atropelar um pouco as coisas e começar pelo fim… Se Hollywood pode fazer isso nos seus filmes, acho que eu também posso, né?

Então a ideia é falar sobre a (agora) famosa marca tridimensional, no caso, a Rio 2016 que gerou tanta polêmica e especulação (muito mais especulação na verdade)…  Uma marca tridimensional é aquela que tem três dimensões (dãããã, sério? achei que era com 4 dimensões)… Tá isso eu sei que você já entendeu… Mas o que você talvez não saiba é que o INPI permite o registro dessas marcas, ou seja, você pode PROTEGER sua marca 3D com um registro que pode ser renovado a cada 10 anos, podendo ser eternizado.

Uma das marcas 3D mais conhecidas do mundo é a incrível garrafa “Contour” da Coca-Cola… Suas características são únicas, inimitáveis, indiscutíveis e PROTEGIDAS.

Além do site oficial da Coca-Cola do Brasil, encontrei esse post fantástico sobre a embalagem, concept-art e outras curiosidades, vale a pena ler, o autor do artigo Andrei Cocati (@cocati) autorizou a citação e uso de algumas imagens, selecionei acima uma que mostra a evolução da garrafa, mas no post há outras muito mais interessantes, vale a pena ler!

Sim, embalagens podem ser marcas tridimensionais… Começou a gostar, né?

Mas calma, nem tudo é tão bom assim… A embalagem pode ser uma marca tridimensional se for de uso exclusivo da sua empresa, quando ela é usada comumente por um determinado segmento/nicho perde sua identidade de marca… Então se você pensou em registrar aquela embalagem de pet (das famosas “tubainas”) ou a “caixinha de leite” (TP): esqueça!

Marca tridimensional é como qualquer marca, tem que ser EXCLUSIVA para ter proteção e acaba usando a proteção para ter exclusividade…

Imagine que seu estúdio/agência foi contratado para desenvolver uma embalagem de PERFUME, você cria algo tão fantástico que o cliente fica enlouquecido, agora você pode sugerir para ele que peça o registro da marca tridimensional e com isso ele também se protege de eventuais terceirizados que possam “incorporar” sua embalagem ao seu portfólio… Eu lembro que aconteceu algo assim com um produto da Closeup X Big (atualmente Wallmart), não sei como acabou o caso mas deve ter acabado em acordo…

Em resumo, você não precisa ser uma Coca-Cola Company para proteger sua marca tridimensional… Pense nisso!

Espero que a marca Rio 2016 ajude a divulgar essa possibilidade… E aguardem, em breve falarei dos outros tipos de marcas!

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Comments

  1. Henrique Arake  February 10, 2011

    Rud,

    Desculpa pentelhar, mas eu concordo e discordo com seu post.

    Concordo com a necessidade de proteção. Discordo que a proteção seja pelo direito marcário. Nesse caso, não seria melhor o Desenho Industrial?

    reply
    • Rudinei  April 13, 2011

      Henrique,

      Não. E te dou um motivo simples e prático: o Desenho Industrial pode ser prorrogado por, no máximo, 25 anos mas se você conseguir um registro de MARCA TRIDIMENSIONAL ele pode ser prorrogado a cada 10 anos, INDEFINIDAMENTE, ou seja, uma marca com 100 anos teria 9 prorrogações e poderia continuar a ser prorrogada.

      A questão é que há casos em que o DI (Desenho Industrial) é a única alternativa, então, na prática é cada macaco no seu galho! Alguns casos é DI, em outros pode ser Marca Tridimensional.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      reply

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