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Sua marca está no caminho certo?

Quem já está com a marca registrada ou com o processo em andamento tende a ficar tranquilo, pois já fez o que tinha que fazer e sente-se seguro e protegido, mas alguma vez você já parou para analisar o registro da sua marca para ter certeza se está correto?

Desde que iniciei neste segmento tenho visto um erro se repetir ao longo dos anos: Classificação Errada.

As marcas são concedidas por classes, isso permite, entre outras coisas, que possa haver um Hotel Continental, que convive com Pneus Continental, que não atrapalha os Fogões Continental e outras 10 empresas que usam “continental” em alguma marca (registrada).

O classificador adotado pelo Brasil é o mesmo usado em quase 200 países, é uma forma de padronizar pelo menos parte da informação, assim, se você tem o registro da sua marca no Brasil na Classe 25 (confecções, calçados, etc.) sabe que na Europa a classe é a mesma, de 1981 até 2000 o Brasil usou um classificador diferente do restante do mundo, o que era um CAOS.

Voltando ao tema, se as classes convivem entre si (há exceções, falaremos disso em outro post), então se eu classificar a minha marca de forma errada estou criando 2 problemas:

1 – Desperdiçando dinheiro, registrando a marca para algo que eu não preciso; e

2 – Deixando a marca vulnerável naquilo que ela precisaria estar protegida.

Um dos erros comuns que vejo serem repetidos há quase 2 décadas é confundir produto com comércio, por exemplo:

– Já vi supermercadista ter registro da marca de seu supermercado para óleos, farinhas, carnes, pão, ovos, leite, etc. até pneus, mas não tinha para comércio (o que é um supermercado mesmo?) e, na época, nem existiam os produtos de marca própria, eles não tinham nenhum produto com aquela marca, mas tinham registro para todas as classes de produtos (até gasolina! – eram mais de 30 registros INÚTEIS) e não tinham na classe de comércio.

Outro erro comum é Farmácia ter registro na classe de medicamentos. Peraí! Se você não tem produtos de “marca própria”, então farmácia é um COMÉRCIO, como qualquer outro (padaria, supermercado, loja de roupas, etc.).

Uma vez eu cometi um erro grave, fui alertar um amigo meu que seu registro estava errado, perdi o amigo e ainda passei por despeitado, “chutão”, amador. Ele tinha uma LOJA de produtos de informática, adivinha pra quê ele registrou a marca? Computadores, claro! Mas seus computadores não eram “de marca” eram os famosos “montados” e só tinham aquelas etiquetas metálicas que todos colocam por causa da garantia! Muitas lojas de informática fazem isso, outras, realmente têm “marca própria”.

Como ele vendeu a empresa pouco tempo depois e hoje ela nem existe mais não há nem o que lamentar, mas ele (e muitos outros empresários) estão seguros e confiantes, quando na verdade estão desprotegidos e deveriam estar apavorados, tomando as medidas para corrigir isso.

Vou dar um exemplo do RS: existe lá uma loja chamada “Compujob” (poderia ser nome de site de empregos em TI, né?) e a marca de seus computadores é “Focus”, essa REALMENTE tem marca própria, mas deve ter pelo menos 2 registros, Compujob para COMÉRCIO e Focus para PRODUTO.

Se você está com dúvida não precisa se estressar, é só usar a lógica:

– Veja o que diz na especificação do seu processo (a Classe e detalhamento). Claro que o classificador é internacional, então há muitos termos que simplesmente não existem, Pilates é um (só exemplo, vários clientes recentes me perguntaram sobre isso), mas vá por semelhança, se mesmo assim lhe parecer muito diferente do que você realmente faz, sinal amarelo, se você tem CERTEZA que algo está errado, sinal vermelho, corra e refaça o processo, desta vez, da forma correta.

Lembre-se também que para o INPI só existe PRODUTO ou SERVIÇO e comércio é considerado serviço, assim como advocacia, engenharia, desenvolvimento de sites, etc. Às vezes eu digo para meus clientes (que têm lojas) que é SERVIÇO e eles ficam desorientados (com razão), mas é por isso, ok?

Em outro post (só Deus sabe quando) vamos volto a falar sobre a tal “classificação” e explicar em que casos classes diferentes podem entrar em conflito.

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Comments

  1. Silvia Zampar  March 30, 2011

    Nossa, muito boa a postagem, Rudinei, eu diria que vc ensinou o caminho das pedras!
    Já vi algo assim parecido tbm.
    Eu tinha um cliente que fabricava fraldas descartáveis e o registro dele, de início, havia sido solicitado para produtos de higiene, ou algo assim.
    Eu vi e ele conseguiu pedir a alteração.

    reply
  2. Rudinei  April 13, 2011

    Silvia,

    Não vou entrar no detalhe desse cliente, mas só como exemplo, quem trabalha com fraldas deve ter registro em 3 classes diferentes porque há uma classe para fraldas DESCARTÁVEIS, outra para fraldas DE TECIDO e, ainda, é recomendável registrar na de produtos higiênicos, que você mencionou.

    Esta semana uma empresa do exterior nos procurou com uma idéia formada de que classe deveria usar, etc… (certamente baseada em uma má orientação anterior), quando conversamos ficou claro (e ÓBVIO) para eles que tudo que tinham feito até agora estava errado e, na verdade, sua marca estava DESPROTEGIDA nas classes que realmente lhe importavam.

    Só pra alertar, NÃO EXISTE alteração de classe, se pediu o registro errado, tem que fazer um novo processo, até por isso que é importante para as PME´s estarem devidamente orientadas, porque elas não são como as mega corporações que podem pedir o registro da marca em todas as classes e isso não pesa no orçamento.

    Quem tem pouca grana tem que fazer as coisas bem feitas logo de cara!

    Atenciosamente,

    Rudinei Modezejewski

    reply
    • Silvia Zampar  April 13, 2011

      O problema é que esse mercado de Marcas virou um comércio muito grande, e muitas empresas que cuidam do Registro de Marcas abusaram nos valores cobrados de clientes antigamente, o que hoje assusta a todos.

      reply
  3. juliana  January 15, 2013

    Olá!
    tenho uma dúvida cruel
    Quero registrar a marca de uma microempresa, cuja natureza é de SERVIÇO (salão de beleza).
    Fiz diversas buscas no banco do INPI e encontrei apenas uma marca registrada semelhante (diferença de uma letra), porém é a marca de um PRODUTO (cosmésticos).
    São classes e naturezas distintas, mas me preocupa serem áreas afins (salão de beleza X produtos cosméticos). Será que devo tentar o registro? Não consegui entender se marcas de naturezas e classes distintas nesse caso ainda poderiam concorrer.
    Obrigada!

    reply
    • admin  January 15, 2013

      Prezada Juliana,

      Depende da marca, se for algo “comum” no segmento (ex.: Mega Hair) não haveria problema se o logotipo for completamente diferente, se for uma marca forte, com exclusividade, é um problema, seu processo provavelmente seria indeferido.

      Então você deve avaliar se a marca é exclusiva ou de uso comum para saber o tamanho do risco que poderá correr.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      reply
  4. Thiago Nunes  July 25, 2015

    Boa tarde,

    Para registrar um site de classificados igual ao OLX, Mercado Livre, Ebay etc. eu escolho a classe 35, pois vi que todos eles tem essa mesma classe. Agora gostaria de saber em qual termo (Identificação do serviço) eu devo selecionar para essa classe.

    Desde já agradeço por sua atenção e parabéns pelas suas postagens que tem ajudado muito.

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