Artigos

Nova marca da Vale… plagio ou falta de opção?

Li no portal G1 uma noticia no mínimo intrigante… a nova marca da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce, agora só “Vale” é muito similar a marca de uma pequena empresa de calçados de Franca.  Seria um caso de plágio ou há algo mais por trás dessa “pequena” falha?

A resposta, na minha opinião é as duas coisas:

Plágio(?) – nem chega a ser plágio, mas, digamos, inspiração alheia… é comum encontrar em empresas de Design e Agências de Publicidade aqueles “catálogos” de marcas premiadas no exterior. Vira e mexe os “criativos” da empresa ficam folheando esses catálogos em busca de ‘inspiração”.

Mas, imagine-se no lugar do Designer, você tem um nome de 4 letras, de uma mineradora e tem que criar um logo que lembre a atividade dela e o país de origem, já que o novo logo é para facilitar a comunicação Global da marca*.

* Vale fica parecido com “value”… talvez tenha ajudado na decisão de mudar a marca…

Considerando-se que é uma companhia Brasileira, temos que pensar nas cores da Bandeira, habitualmente o Brasil é reconhecido no exterior pelo “verde-amarelo”, assim, problema cor – RESOLVIDO.

Mineradoras tem aqueles imensos “funis”, esteiras, máquinas (prensas) para moer o minério, etc… mas não é que um funil parece com um “V” !!!

Um funil é um cone… visto com um pouco de perspectiva você consegue ver a parte interna do cone… se trabalhar com a parte externa em verde e a interna em amarelo (cores do Brasil) tem um efeito legal!

Bom, estamos no caminho…

A letra tem que ser fácil de ler, afinal, estamos migrando de uma marca impronunciável em inglês (imagine dizer, em inglês, CVRD – Companhia Vale do Rio Doce – ia dar lesão na língua dos gringos!), para uma marca “global” então ela tem que ser fácil de ler, simples, reta, “aberta”.

Pega-se uma letra qualquer do corel (similar ao que desejamos) elimina-se alguns “nós” e pronto!

Assim se faz um logo “global” mas sem muitas opções, simplista, diria até sem criatividade.

Tomara que não tenham pago mais que uns R$ 1.000,00 para fazer! (será que foi o sobrinho de alguém que fez?)

Brincadeiras à parte, não acho que foi plágio, foi coincidência (pela falta de opção) até porque a empresa contratada é extrangeira e nem deve ter conhecimento da empresa de Franca.

Mas que eu já vi um logotipo parecido com esse da Vale em outro lugar, ah ví sim!!!

Se alguém se der ao trabalho de pesquisar na internet, provavelmente achará, se achar, mande o link!

Segue o link para a notícia:

http: //g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL204460-9356,00-NOVA+MARCA+DA+VALE+E+SOSIA+DE+LOGOTIPO+DE+EMPRESA+DE+CALCADOS.html

 

1
  Leia também

Comments

Add a Comment